A simbologia do Escudo Azeitunal

Brasão da Azeituna ou “Escudo Azeitunal”

Como símbolo da inocência perdida, a Deusa Harpa trás nas mãos três ramos de oliveira. O vermelho da vontade e paixão pelo trabalho, o verde da esperança de evolução e crescimento, o azul das ciências e a prata da humildade completam uma fiel representação dos princípios Azeitunais.

O Oráculo da Deusa Harpa

Decálogo do Nosso Ser

E a Deusa Harpa pronunciou todas estas palavras, dizendo: “Eu sou a Deusa Harpa, tua Inspiradora, que te fez sair do escuro e do desconhecimento musical, casa da servidão.

1 - Não haverá para ti outra Deusa. Não farás, nem sequer no teu pensamento, outra imagem ou representação, esteja em cima, nos céus, esteja em baixo, na terra, esteja debaixo da terra, no fogo. Não te prostrarás diante de ídolos e não os servirás porque eu, Deusa Harpa, sou a tua musa cuidadora, e embora castigue até à quarta geração aqueles que me desprezam, dou conhecimento até à milésima geração àqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

2 – Que o “Espírito de Camaleão” e a “Sensibilidade nos Calcanhares” não te abandonem pois eles formam, em conjunto com a tua Deusa Harpa, a “Azeituníssima Trindade” que guiará os teus passos.

3 – Cultivarás sem descanso a amizade, a cumplicidade e a camaradagem. Pois felicidade e alegria virão sobre ti e os que te acompanham, e brilho terão os teus cânticos.”

4 – Não usarás o traje da Azeituna em vão. Enobrece o traje e não te esqueças que representa estes ensinamentos. Pratica-os e enche com eles os corações e o espírito das senhoras.

5 - Honra com fervor os “burmelhos” (teus futuros padrinhos), para que se prolonguem os teus dias inspirados de música sobre a terra. Também eles recebem uma parte da minha inspiração.

6 – Dedica-te também aos “amarelos” (teus futuros primos), pois em muitas aventuras e melodias te acompanharão; aos “lusíadas” (teus futuros irmãos), estima e respeito nunca lhes negues, juntamente contigo percorrerão muitos dos caminhos tunais; também dos “gaélicos” (teus futuros afilhados) não te olvides, representam uma prole tua em outros chãos.

7 - Recorda-te das horas do ensaio, para as honrar. Terás os teus afazeres durante seis dias e farás o teu trabalho. Mas no sétimo dia, quinta-feira, as horas de ensaio são consagradas à tua Deusa inspiradora e à Azeituna. Não farás trabalho algum para além de ensaiar; tu, o teu afilhado, o teu padrinho, o fundador, o caroço, até o teu convidado que está dentro das portas da salinha. Porque em seis dias a tua Inspiração fez toda a melodia, nos céus e na terra, no mar e em tudo o que está neles; mas ensaiou ao sétimo dia. Por isso a Deusa Harpa abençoou o dia de quinta-feira e honrou-o.

8 - É teu prazer tocar para os corações das meninas, nos quatros cantos da terra. Deves conquistar a sua simpatia e afecto através da minha voz, tua Inspiração, com serenatas e folias.

9 - As actuações, em teatros ou nas ruas, em Portugal ou no estrangeiro, são a revelação da minha inspiração. Concede tudo que tens nestas interpretações, pois trarás contigo mais povo à minha luz.

10 – Não cobices a melodia de outra Tuna, mas honra e respeito lhe dirige. Estima quem teve o alento de a realizar e de a tocar.

Estas palavras nos dirigiu a Inspiração por entre as chamas forjadas no calor das canções passadas. Na verdade, a nossa Deusa Harpa revelou toda a sua glória e grandeza e deveremos cumprir o que nos ordenou não nos afastando nem para a direita nem para a esquerda. Este é o caminho da felicidade e assim prolongaremos a vida em júbilo na terra que pisamos.

Por altura de 11 de Maio de 1992, aquando da apresentação oficial da Azeituna, é apresentado o Brasão identificativo da Tuna, cujos primeiros esboços datam de Setembro de 1991.

AZUL CELESTE

Cor adotada do curso de Ciências que representa a criatividade, sabedoria e inteligência.

VERMELHO

Representam o estímulo, a vontade e a paixão pelo trabalho.

PRATA

Representam a estabilidade e sensibilidade.

Traje do Azeituna

DEUSA HARPA

É o símbolo da inocência perdida, a nossa musa cuidadora e inspiradora.

MÚSICA

São representados sobre a máscara de ferro instrumentos musicais de cordofones e percurssões.

IDENTIDADE

Identifica-se na base do Escudo o nome desta Tuna: Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho.

TOP